Escova Progressiva AntesA escova progressiva é um método de alisamento do cabelo inventado no Brasil que tem uma duração de cerca de 10 semanas. A escova progressiva é para pessoas que tem cabelo encaracolado ou ondulado e não usam tratamentos químicos no cabelo. É dito que a escova progressiva até ajuda a reparar o cabelo. A escova progressiva pode ser usada em cabelo pintado e a razão pela qual a escova progressiva ajuda a reparar o cabelo é porque tem a proteína queratina que é encontrada em grandes quantidades no cabelo.

Escova Progressiva DepoisOs efeitos da escova progressiva duram geralmente dois a três meses dependendo da porosidade do seu cabelo antes de fazer o tratamento. Como acontece em todos os tratamentos que faz ao cabelo deve visitar o seu cabeleireiro previamente e fazer uma marcação para discutir tudo o que se vai fazer com o seu cabelo. A razão pela qual isso é importante é que deve ter a certeza que o tratamento que vai fazer ao cabelo não lhe faça mal. Quando a escova progressiva é feita de uma forma incorrecta pode danificar o cabelo.

A escova progressiva pode ser feita em quase todos os tipos de cabelo mas mesmo assim é recomendado que marque uma hora com o seu cabeleireiro para discutir todos os detalhes com antecedência. Isto é bom para você falar tudo com ele e rever o que vai acontecer no dia do tratamento, para saber o que deve e não deve fazer com o seu cabelo uma vez que o tratamento é feito. Assim você sabe todas as implicações que podem afectar o seu cabelo e isso vai assegurar que não faça coisas que possam danificar o seu cabelo ou o seu tratamento de escova progressiva. Deve falar com o seu cabeleireiro e pergunta se a escova progressiva que ele faz é com ou sem formol. Nós recomendamos que faça uma escova progressiva sem formol pois não faz tanto mal à saúde.

Quando chegar ao seu salão de beleza no dia de fazer a sua escova progressiva vai ficar lá por volta de duas horas enquanto o tratamento é feito. Duas horas para uma escova progressiva não é muito considerando que a maioria de nós ficamos uma hora no cabeleireiro para cortar, secar e lavar o cabelo. Depois do seu cabeleireiro fazer a escova progressiva ele vai dizer-lhe novamente como deve tratar o cabelo depois do tratamento.

Ao contrario de outros tratamentos de alisamento de cabelo, como o alisamento japonês, a escova progressiva é mais económica e pode fazer o tratamento em cabelo tratado, pintado ou danificado. Basicamente, quanto mais danificado o seu cabelo estiver, mais tempo vai durar o efeito da escova progressiva.

Estes são os passos a seguir numa escova progressiva:

  1. O seu cabelo é lavado com champô mas não é utilizado amaciador porque o próprio produto da escova progressiva consiste em queratina
  2. O cabelo é separado em 4 secções
  3. É aplicado o produto no escalpe e penteado de forma a espalhar o produto por todo o cabelo
  4. Depois de uma secção ficar terminada o cabelo é apanhado e se começa a trabalhar na próxima secção. Quando o produto tiver sido aplicado em todo o cabelo, o cabelo é secado com secador de trás para a frente
  5. O último passo consiste em passar as 4 secções a ferro

O produto que é aplicado no cabelo consiste no que é conhecido por queratina, que vai cristalizar e criar uma membrana à volta do cabelo, criando brilho e mantendo a humidade fora. Isso faz com que o cabelo danificado e fraco pareça saudável e brilhante. Depois de ter feito a escova progressiva não pode lavar o cabelo durante 4 dias. Também não pode usar qualquer tipo de produto no cabelo (especialmente shampoo) que contenha cloreto de sódio, pois isso vai destruir a camada criada com a queratina. Se por acaso o seu cabelo ficar molhado ou húmido dentro desses 4 dias, deve secar imediatamente com secador.

Depois do produto ser aplicado o químico fica no cuticulo, não penetrando no córtex. Assim a queratina pode fazer o seu trabalho nas melhores condições, hidratando e reconstruindo o seu cabelo, ficando com o cabelo brilhante, suave e mais fácil de manusear.

Espero que isto lhe tire todas as dúvidas sobre a escova progressiva para alisar o cabelo. Deve ter em atenção que existem muitas escovas progressivas feitas com o formol, ou outros produtos que não são saudáveis. Muitos fabricantes mudam o nome do formol e metem no rótulo outros nomes menos conhecidos para o químico para enganar as pessoas. O formol não é saudável e é preciso ter isso em atenção quando se faz uma escova progressiva. Existe a escova progressiva com formol e a escova progressiva sem formol. Nós aqui nos site recomendamos que faça uma escova progressiva sem formol. Pode consultar os nossos outros artigos sobre a escova definitiva, escova marroquina, escova inteligente, escova progressiva Loreal, etc.

Mais artigos de interesse

  • No related posts